Frigideira Master Copper

Quem não pediu a devolução do dinheiro, ainda pode fazê-lo. Contacte diretamente a EHS e solicite o direito de resolução dentro do prazo de garantia.

PRECISA DE AJUDA?

808 200 145 - 218 410 858

Horário: dias úteis, das 09h00 às 18h00

Do nosso teste ao processo contra a EHS

Após recebermos queixas de consumidores sobre o desempenho da Master Copper, analisámos a frigideira em laboratório. Os nossos testes provaram que a publicidade anuncia um produto em cobre que, afinal, é feito de alumínio. O desempenho no laboratório desmentiu todas as promessas. Os alimentos colaram ao fundo e a frigideira apresentou-se difícil de lavar.

Como estávamos perante um caso de publicidade enganosa, denunciámos o caso à Direção-Geral do Consumidor, que instaurou um processo contraordenacional contra a EHS (responsável pela comercialização da Master Copper). Abrimos ainda uma ação para apoiar os consumidores no pedido de reembolso ao vendedor. Saiba como fazer.

 


 

Perguntas frequentes

O anúncio à Master Copper pode ser considerado publicidade enganosa perante a lei?

Sim. Ao contrário do anunciado, a promessa de que nada fica agarrado à frigideira é falsa. Replicámos as receitas do anúncio e constatámos que a omelete agarrou ao fundo, os ovos não deslizaram, o caramelo aderiu, o bolo de marshmallows ficou no tacho e sentimos muitas dificuldades em limpar a frigideira. Da mesma forma, confirmámos que a resistência mecânica (impactos e choques térmicos) não está de acordo com o anunciado. Também verificámos que a Master Copper não é construída exclusivamente com cobre, mas, sim, com alumínio, com um revestimento antiaderente.

De acordo com a lei, os anúncios devem indicar informações corretas sobre as características dos produtos. As informações falsas que induzam ou possam induzir em erro são uma prática comercial desleal, nos termos do artigo 7.º, n.º 1, alínea b) do Diploma das Práticas Comerciais Desleais.

O Código da Publicidade também obriga ao respeito pelo princípio da veracidade. Desrespeitá-lo é uma contraordenação prevista e punível nos termos do artigo 34.º, n.º 1, alínea a) deste código, punível com coima e uma sanção acessória de interdição de exercício da atividade publicitária.

Posso devolver a Master Copper e receber o reembolso?

Sim. Pode contactar o vendedor e solicitar o direito de resolução dentro do prazo de garantia. Justifique com a não conformidade do produto face ao anunciado. Tem direito à devolução do dinheiro que pagou, desde que devolva o produto.

Posso exigir a devolução do valor gasto nos portes de envio?

Quem comprou a frigideira à distância teve de somar ainda os € 8 dos portes de envio. De acordo com a lei, o consumidor não tem direito a exigir o valor gasto com os portes de envio.

De acordo com o anúncio à Master Copper, a garantia desta frigideira é de apenas 6 meses. É possível?

Não, o prazo de garantia de produtos destinados aos consumidores é, nos termos do disposto no artigo 5.º do Decreto Lei n.º 67/2003, de 8 de abril, de dois anos. Qualquer cláusula que reduza esse prazo é nula. 
 

Como testaram a Master Copper?

Reproduzimos em laboratório as provas e as receitas que o chef Sánchez destaca na TV. Submetemos a Master Copper a testes normalizados para verificar parâmetros como a estabilidade e tempos de aquecimento, a resistência aos riscos e ao impacto e a resistência da base quando sujeita a choque térmico. O mesmo protocolo de testes foi aplicado a mais dois modelos de frigideiras do nosso último teste a frigideiras para podermos analisar e comparar o desempenho dos produtos nos testes em questão. Todos os produtos foram cortados e efetuou-se uma análise metalúrgica ao material de que eram feitos. O nosso artigo revela todas as dificuldades verificadas