
Ação Apple iPhone 6
Tem ou teve um iPhone 6 ou 6S? A Apple provocou, deliberadamente, a obsolescência destes aparelhos. Junte-se a nós para pôr fim à obsolescência programada e apoiar a nossa ação judicial contra a Apple.
Algumas maçãs estragam-se antes do tempo
Não é coincidência, nem azar: é obsolescência programada. A Apple manipulou de forma deliberada, e sem informar os seus utilizadores, a performance dos seus aparelhos mais populares, o iPhone 6, 6 Plus, 6S e 6S Plus. Ao fazê-lo, forçou milhares de utilizadores a substituir a bateria dos seus aparelhos ou a comprar um smartphone novo, ao nível das suas expectativas.
Em 2017, a Apple lançou uma nova versão do iOS. Ciente de que teria impactos consideráveis no desempenho do iPhone, a Apple incentivou os seus utilizadores a atualizar os aparelhos. Quem o fez deparou-se com um telefone lento, com uma prestação fraca e “apagões” inesperados.
Na melhor das hipóteses, a Apple forçou os utilizadores a substituírem a bateria. Na pior, induziu-os a comprar um novo smartphone. Um caso flagrante de obsolescência programada, que já valeu avultadas coimas à marca de Cupertino.
Conduta da Apple lesou consumidores em todo o mundo
A Euroconsumers, que reúne cinco organizações de consumidores na Europa e no Brasil e de que a DECO PROTESTE faz parte, tem tentado, nos últimos 3 anos, encontrar soluções para os consumidores lesados. Nunca obteve resposta da Apple.
Até que, em 2020, e na sequência de uma queixa da Altroconsumo, nossa congénere italiana, o Tribunal Administrativo de Roma condenou a marca a pagar uma coima de 10 milhões de euros. Em França, a Direção-Geral da Concorrência, Consumo e Repressão de Fraudes aplicou uma coima de 25 milhões de euros, pelas mesmas políticas destinadas a acelerar a substituição dos seus smartphones por modelos novos.
Nos Estados Unidos, a Apple apenas conseguiu evitar uma ação nos tribunais com um acordo de 95 milhões de euros.
Não somos diferentes de americanos, italianos ou franceses. Para o contexto português, com base no custo associado à troca da bateria e numa percentagem de 10% preço do preço de aquisição do equipamento, calculámos uma indemnização média de 60 euros por lesado. É este o valor que vamos exigir através de acordo, ou, caso não seja possível, em tribunal.
Tudo sobre a ação contra a Apple
Sobre a ação
Qual é a base legal para esta ação?
Porquê juntar-se a nós?
Quem se pode registar?
Tenho de ter um iPhone 6, 6 Plus, 6S ou 6S Plus para participar nesta campanha?
Não. Uma vez que a base legal para esta ação coletiva é a obsolescência programada, qualquer pessoa pode juntar-se a nós, desde que esteja interessada em defender os interesses económicos de todos os consumidores portugueses e proteger o ambiente, que é, muitas vezes, o destino desta tecnologia prematuramente descartada. Relativamente à compensação que vier a ser definida por acordo com a marca ou por decisão do tribunal, será apenas devida aos consumidores que possuam ou provem ter possuído (por meio de comprovativo de compra) um equipamento iPhone 6, 6 Plus, 6S ou 6S Plus.
Como me registo nesta ação?
Preciso de enviar algum documento ou informação sobre o meu iPhone?
Caso a Apple seja condenada, quando serei compensado?
Assim que a ação for admitida pelo tribunal, começaremos as negociações com a Apple. Se chegarmos a um acordo, iniciaremos o processo para que possa receber a sua compensação. Se tal não for possível, o processo segue os trâmites legais e será o tribunal a decidir se a Apple tem de indemnizar os seus clientes.
Sobre a Apple e o iPhone 6
O que é a obsolescência programada?
O que fez a Apple ao iPhone 6 e por que razão se trata de obsolescência programada?
Porquê agora? Os factos ocorreram em 2017.
Iniciámos o contacto com a Apple a partir do momento em que se tornaram evidentes os problemas com o iPhone 6, com o envio de uma carta a exigir uma resolução. Em 2020, e na sequência de uma queixa da Altroconsumo, nossa congénere italiana, o Tribunal Administrativo de Roma condenou a Apple ao pagamento de uma coima de 10 milhões de euros por prática desleal e agressiva. Nos Estados Unidos, a marca negociou um acordo de 113 milhões de dólares para evitar uma ação em tribunal. Os consumidores portugueses merecem o mesmo tratamento. Por isso, vamos avançar com uma ação contra a Apple para garantir isso mesmo.