AdBlue: problemas? Denuncie

O AdBlue está a causar problemas em carros Citroën e Peugeot, obrigando os proprietários a pagar até 1200 € para resolver um defeito da responsabilidade dos fabricantes. A falha pode abranger outras marcas. Foi afetado? Denuncie. Vamos avaliar e, caso se justifique, denunciar às autoridades.

AdBlue problemas: o que está em causa?

Vários modelos da Citroën e da Peugeot estão a apresentar uma anomalia no sistema antipoluição AdBlue. O computador de bordo mostra uma falha no motor, alertando o condutor para a necessidade de corrigir o problema, sob o risco de o carro ficar imobilizado. Em causa está um problema de cristalização do depósito AdBlue que, por isso, deve ser substituído. Mas esta operação pode custar entre 800 e 1200 euros. Além disso, a reparação pode levar várias semanas, caso não haja peças sobressalentes disponíveis, ou se não houver disponibilidade da oficina. Isto pode privar os proprietários de usarem os carros durante longos períodos.

Este é um defeito de fabrico conhecido pelas duas marcas. Logo, deveria ser a Citroën e a Peugeot a assumirem os custos de arranjo dos veículos. Mas ambas têm deixado o encargo da reparação para os proprietários.

Queremos ajudar os consumidores afetados. Se teve um problema com o depósito AdBlue do carro, conte-nos o seu caso.

 

Automóveis Citroën e Peugeot afetados por problemas AdBlue

A falha do sistema AdBlue afeta os motores a diesel de alguns carros Citroën e Peugeot a partir de 2015. Estes são os modelos já identificados:

  • Citroën C3
  • Citroën C3 Aircross
  • Citroën C4 Cactus
  • Citroën C4 Aircross
  • Citroën C4 Picasso
  • Peugeot 208
  • Peugeot 2008
  • Peugeot 308
  • Peugeot 3008
  • Peugeot 508
  • Peugeot 5008

Mas o problema não é exclusivo destas duas marcas, pois várias outras também usam o sistema AdBlue.

Um dos objetivos desta ação é saber se há proprietários de carros de outros fabricantes com o mesmo problema. Em caso afirmativo, vamos confrontar as marcas.

 

Citroën já foi contactada: exigimos reparação gratuita

Através do grupo Euroconsumers, a DECO PROTeste, as suas congéneres (Altroconsumo, OCU e Test-Achats) e a DECO enviaram uma carta à Citroën e ao grupo PSA , a “exigir uma compensação pelo custo das reparações e pelos inconvenientes causados” aos consumidores. Exigimos ainda “a garantia de que todos os automóveis afetados sejam reparados gratuitamente”.

O seu testemunho é essencial para dar força à nossa reivindicação. O sistema AdBlue do seu carro teve ou está com falhas? Denuncie o problema.

AdBlue problemas: 3 perguntas para compreender a falha do sistema

Saiba o que é o AdBlue, o que provoca o problema e o que estamos a fazer

O que é o sistema Adblue?

O AdBlue é um aditivo usado em carros com motor a diesel. Serve para reduzir as emissões de óxido de nitrogénio, de modo a cumprir os limites de poluição determinados pela norma Euro 6.

 

Qual é a falha detetada?

Os carros a diesel lançados no mercado a partir de 2015 têm um tanque especial que deve ser abastecido com AdBlue entre cada 10 a 15 mil quilómetros. Para garantir que o carro não fica sem o aditivo, o computador de bordo emite um alerta a partir do momento em que faltam 2 mil quilómetros para o depósito ficar vazio. Além disso, o condutor é avisado de que não poderá ligar o carro se o AdBlue não for reposto.

Por regra, o depósito de AdBlue é reabastecido, o que pode ser feito de forma simples numa bomba de combustível, no equipamento apropriado para o efeito. Nos casos detetados com anomalia no depósito, a solução passa pela substituição, uma intervenção que habitualmente pode custar entre 800 e 1200 euros, e que pode privar o condutor de ficar sem o carro durante várias semanas.

 

O que as organizações de defesa dos consumidores estão a fazer?

Além da carta que enviámos para a Citroën e PSA, estamos a recolher os testemunhos dos proprietários afetados. Vamos analisar os casos e tomaremos as diligências necessária à melhor defesa do consumidor.

A nossa congénere italiana Altroconsumo já denunciou o caso às autoridades europeias e à Autoritá Garante Della Concorrenza e del Mercado.

Em Espanha, a OCU (Organización de Consumidores y Usuarios) enviou a situação para a Dirección General de Comercio y Consumo de la Comunidad de Madrid e para a plataforma Consumer Protection Cooperation, da União Europeia.

 


Quem pode participar?

Todos os cidadãos podem assinar a carta aberta, desde que considerem esta uma causa justa. Não é necessário ser subscritor da DECO PROTeste para participar na ação.

Ao registar-se, torna-se Simpatizante da DECO PROTeste e apoia as nossas causas de interesse público, que visam contribuir para consumidores mais informados, participativos e exigentes.