Logotipo da DECO/PRO TESTE
rule: Anonymous
Novo utilizador
Novo utilizador
 
Quem somos Ajuda Contactos Loja virtual
Pesquisar
Especial
SOS Poupar
Marsans
Afinsa
Energia
Canais
Alimentação
Ambiente
Automóvel
Casa
Dinheiro
Direitos
Electrodomésticos
Electrónica e telemóveis
Fiscalidade
Saúde
Serviços
Análises à água
Avaliação automóvel
Cartão de crédito
Cartão de saúde
Corretagem on-line
Crédito à habitação
Crédito pessoal
Condução defensiva
Formação
Poupança-reformado
PPR
Radão
Seguro Automóvel
Seguro de Mota
Solares de Portugal
SOS Consumidor
Tempos livres
Vantagens para seniores
Multimédia
Animações
Fotogalerias
Vídeos
Ferramentas
Simuladores
Preços nas lojas
Testes comparativos
Comparar e Poupar
Arquivo
ProTeste
Dinheiro & Direitos
Teste Saúde
Comunicados
Tomadas de posição
Dossiês
Dicas
Artigos
Participe
Dê o seu testemunho: vacinas - Clique para saber mais
  Dê o seu testemunho: vacinas  
Alertas

Viaje informado para ser compensado

Durante o ano de 2009, recebemos 417 contactos de consumidores que apresentaram reclamações e pedidos de informação relativos ao transporte aéreo.

Nesta época de férias, é fundamental conhecer os seus direitos:

 Se o embarque for recusado, a companhia aérea deverá, primeiramente, apelar a voluntários para que cedam os seus lugares, a troco de benefícios acordados.

Se não for voluntário, a companhia aérea deve oferecer:

  • A possibilidade de escolha entre o reembolso do bilhete (com um voo gratuito de regresso ao local de partida) ou o reencaminhamento para o destino final;
  • Refeições, bebidas e alojamento;
  • Uma indemnização, cujo montante variará em função dos seguintes critérios:
    • 250 Euros para voos até 1500 km;
    • 400 Euros para voos mais longos na União Europeia e para outros voos entre 1500 a 3500 km;
    • 600 Euros para voos com distância superior a 3500 km.

Se o voo for cancelado, o consumidor terá os mesmos direitos anteriormente descritos, excepto no que respeita à indemnização no caso de ter sido avisado do facto com antecedência suficiente e lhe ter sido oferecida uma alternativa de transporte num horário próximo do originalmente previsto.

Se a companhia aérea previr um atraso superior a duas horas, deve oferecer ao consumidor refeições, bebidas e alojamento. Contudo, se o atraso for igual ou superior a 5 horas, o consumidor pode exigir o reembolso do bilhete.

Estes direitos são aplicáveis a quaisquer voos (charters e regulares) com partida de um aeroporto situado na União Europeia ou procedente de um aeroporto situado fora da União Europeia com destino a aeroporto situado na União Europeia, quando operado por uma companhia aérea da União Europeia.

Caso estes direitos não sejam respeitados, reclame imediatamente na companhia aérea que opera o voo e denuncie a situação ao organismo nacional competente, em Portugal, o INAC – Instituto Nacional da Aviação Civil. Em caso de dúvidas, poderá recolher mais informações junto deste Instituto – www.inac.pt.

Não hesite, viaje informado, reclame para ser compensado!

 

A Direcção

21.07.2009

 
Acompanhe-nos: DECO PROTESTE no Facebook DECO PROTESTE no Twitter DECO PROTESTE no YouTube DECO PROTESTE RSS