No nosso país, 1 em cada 10 casais tem dificuldade em engravidar, revela o nosso inquérito a 1650 portuguesas. A maioria procura soluções em clínicas privadas e paga tudo do seu bolso.
Estima-se que existam em Portugal 120 mil casais inférteis. A poluição ambiental, os problemas hormonais ou genéticos e doenças, como a endometriose, são alguns motivos. Certos tratamentos, com destaque para a quimioterapia, impunham a sentença de infertilidade, mas já é possível congelar óvulos e esperma. Em contraponto, o elevado nível de stresse, a alimentação desequilibrada, o consumo excessivo de álcool e de tabaco prejudicam as células reprodutoras.
Os filhos são sucessivamente adiados por razões económicas e profissionais. A partir dos 30 anos, a fertilidade começa a diminuir. No nosso estudo, as mulheres entre os 25 e os 29 anos afirmaram ter conseguido a gravidez após 4,5 meses de tentativas, em média. As inquiridas dos 35 aos 39 apontam 13 meses de espera e a partir dos 40, quase 2 anos.
Factores psicológicos, como tensões familiares e no trabalho e ansiedade pela gravidez podem causar stresse e nervosismo e dificultar a concepção. Se está a tentar engravidar, é importante manter um ritmo de vida mais descontraído e relações sexuais regulares no período fértil. Se a mulher tiver mais de 30 anos e não obtiver resultados após 1 ano, convém consultar o médico de família ou o ginecologista. Para as mais novas, recomenda-se 2 anos de treino.