|
Comemora-se hoje, 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde. A Organização Mundial de Saúde (OMS) dedica-o ao combate à resistência microbiana.
Esta acontece quando os medicamentos perdem a eficácia contra os microrganismos que deveriam combater. A situação resulta, em grande parte, do mau uso dos fármacos, em particular, os antibióticos. Se, por exemplo, não tomar as doses recomendadas ou interromper o tratamento, contribui para que a bactéria conheça o inimigo e aprenda a defender-se. Para a OMS, este problema não é novo, mas está a tornar-se cada vez mais perigoso, ameaçando a eficácia de alguns tratamentos.
A globalização do comércio e das viagens agrava o problema: os microrganismos resistentes podem espalhar-se de forma rápida pelo mundo. Por isso, aquela organização defende maior comprometimento dos governos a controlar do uso de antibióticos, para não perdemos a guerra contra as infeções.
Última atualização em abril de 2011
|
|