Logotipo da DECO/PRO TESTE
 
Se já está registado faça o seu login
Nome de utilizador
Palavra-passe
Recuperar palavra-passe Recuperar palavra-passe?
 
Recuperar palavra-passe Recuperar palavra-passe
Especial
SOS Poupar
TDT
Eletricidade sem extras
Afinsa
Ferramentas
Simuladores
Testes comparativos
Proteste Auto
Comparar e Poupar
Guias práticos
Protocolos
Avaliação da habitação
Cartão de crédito
Corretagem on-line
Poupança-reformado
PPR
Radão
Reparação automóvel
Seguro auto e mota
Solares de Portugal
Tempos livres
Vantagens para seniores
Alertas
Conselhos financeiros
da DECO PROTESTE


Como é controlada a qualidade da água das praias?

A maioria das praias portuguesas apresenta água livre de substâncias químicas susceptíveis de provocarem doenças. Contudo, em muitas, é possível detectar a presença de metais pesados (mercúrio, por exemplo), sinal de fonte de poluição nas redondezas.

Existe uma directiva comunitária que fixa valores para a qualidade da água e obriga os Estados-membros a estarem vigilantes na época balnear.

Alguns parâmetros de controlo obrigatório, como os coliformes fecais, fazem parte da análise microbiológica. O mesmo acontece com determinados parâmetros físico-químicos: óleos minerais, substâncias tensioactivas e fenóis, provenientes sobretudo das descargas industriais e domésticas.

Portugal transpôs esta directiva para o regime jurídico nacional, mas privilegia-se a análise microbiológica, negligenciando-se frequentemente o controlo físico-químico.

A água das praias portuguesas tem graves falhas na limpeza. É muito frequente a presença de resíduos, matérias flutuantes (madeira, plástico, etc.), espuma e óleos minerais à superfície.

Para garantir a qualidade da água, é fundamental:

  • fiscalização apertada;
  • divulgar mais os dados e informação sobre a qualidade das águas à população em geral;
  • controlar o saneamento básico, promover a construção de Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) e zelar pelo correcto funcionamento das existentes;
  • impor multas pesadas para as descargas ilegais e investigar as causas de níveis anormais de poluição.

Cartas-tipo

  1. Denúncia de recusa do livro de reclamações
  2. Reembolso do preço de bilhete
 
  Deco Proteste   Publicações   Ferramentas   Multimédia   Arquivo
 
  Contactos   Proteste   Simuladores   Animações   Artigos Acompanhe-nos
  Quem somos   Dinheiro & Direitos   Proteste Auto   Fotogalerias   Dossiês
  Perguntas frequentes   Teste Saúde   Comparar e Poupar   Vídeos   Dicas
DECO PROTESTE no Facebook  DECO PROTESTE no Twitter  DECO PROTESTE no YouTube  DECO PROTESTE RSS
  Protocolos   Guia Fiscal           Comunicados
  SOS Consumidor   Guias práticos            
  Proteste Investe   Miniguias              
 
© 2011 DECO PROTESTE. Independente | Credível | Perto de si