Logotipo da DECO/PRO TESTE
 
rule: Anonymous
Se já está registado faça o seu login
Nome de utilizador
Palavra-passe
Recuperar palavra-passe Recuperar palavra-passe?
 
Recuperar palavra-passe Recuperar palavra-passe
Especial
SOS Poupar
TDT
Eletricidade sem extras
Afinsa
Protocolos
Avaliação da habitação
Cartão de crédito
Corretagem on-line
Poupança-reformado
PPR
Radão
Reparação automóvel
Seguro auto e mota
Solares de Portugal
Tempos livres
Vantagens para seniores
Ferramentas
Simuladores
Testes comparativos
Proteste Auto
Comparar e Poupar
Guias práticos
Alertas
Conselhos financeiros
da DECO PROTESTE


Taxa dos Certificados continua a subir!

Em 2005 a inflação continuou a devorar o aforro dos portugueses. Certificados e depósitos continuam a proporcionar rendimentos inferiores à inflação (2,3%). Em Janeiro, a taxa base dos Certificados subiu para 1,9% líquida.

Rendimento Garantido
Taxa base dos Certificados continua a subir e já vai em 1,9%!

A taxa base dos Certificados de Aforro , depois de ter subido em Dezembro para os 1,8%, continua um caminho ascendente, acompanhando as subidas da Euribor. Em Janeiro, as novas subscrições são remuneradas à taxa base de 1,9% líquida. As renovações são remuneradas a uma taxa global que, consoante o prémio de permanência, pode variar entre 1,9 e 3,5%. O prémio de permanência semestral acresce 0,2% à taxa base até um máximo de 1,6%, atingido no início do quinto ano.

No ano de 2005 a inflação continuou a devorar o aforro dos portugueses. Certificados ou depósitos continuam a proporcionar rendimentos inferiores à taxa de inflação. Em 2005 a inflação média foi de 2,3%. E, no início de 2005, o melhor depósito a um ano rendia apenas 2,1%. Assim, estamos perante mais um ano de rendimentos reais negativos.

Para 2006 as perspectivas não são muito diferentes: a Comissão Europeia estimou uma taxa de inflação de 2,7% para Portugal e, actualmente, não há nenhum depósito a um ano que consiga superar esse valor. Contudo, o Super Depósito Banif@st proporciona 2,6% líquidos a um ano.

A Poupança Quinze analisou novos produtos financeiros lançados no mercado em Dezembro e alguns já em Janeiro, todos eles de rendimento fixo ou dependentes da Euribor.

MG Euro Rendimento, BPI Rendimento Fixo Crescente 2006/2009, BPI Rendimento Variável 2006/2009 e BPI Rendimento Fixo Crescente 2006/2011, 8.4 Turbo, Valor Nacional 2011 e Valor Nacional 2014 são os produtos em causa, mas a conclusão foi sempre a mesma: os Certificados de Aforro proporcionam um rendimento superior (ou igual, no limite) e têm maior liquidez.

Não recomendámos o investimento em nenhum destes novos produtos.

AS MELHORES TAXAS PARA DEPÓSITOS A UM ANO
Conta
Montante mín.
TANB (%)
TANL (%)

Super Depósito Banif@st (Banif)

2.500

3,3

2,6

BCAGlob@l (BCA)

500

3,1

2,5

BPN Global 3% (BPN)

50.000

3,0

2,4

CaixaGalicia (Euribor a 12 meses)

2.500

2,9

2,3

Média das taxas de um depósito de 5.000 euros a um ano:

1,1

Fonte: Poupança Quinze. Taxas à data de 6 de Janeiro de 2006.

Mercados
2005: mercados accionistas terminam em forte alta

Em 2005, o bom comportamento da economia mundial impulsionou os mercados bolsistas. Nem o aumento do petróleo, nem as catástrofes naturais, nem a subida das taxas directoras americanas, nem os ataques terroristas… nada impediu o avanço imparável dos índices accionistas.

Mas é preciso ser prudente, a resistência da economia mundial não é o que aparenta. Se a forte dinâmica inicial permitiu suportar os diferentes riscos e manter um crescimento sustentado, a multiplicação das incertezas embora não impeça, também não favorece o comércio internacional, nem a actividade económica. Deste modo, é de recear novos choques, como uma forte correcção dos mercados obrigacionistas e ter em especial atenção à situação no mercado petrolífero e à evolução da inflação.

Conselhos de Acções

Após vários anos de vacas magras, as empresas do sector farmacêutico recuperaram algum terreno, em 2005. A Eli Lilly e a Pfizer anunciaram planos de redução de custos, enquanto a Merck iniciou um plano de reestruturação. A Roche, por seu turno, beneficiou com o Tamiflu, anti-viral para a gripe das aves e de novos anti-cancerígenos. Actualmente, neste sector a Poupança Acções aconselha apenas a compra da norte-americana Pfizer.

Conselhos de fundos de investimento

Dado a elevada valorização dos activos em dólares, a Poupança Quinze aconselha a reduzir a exposição ao mercado americano e o resgate dos fundos de obrigações em dólares canadianos e “encaixar” os ganhos. Ao invés, a aposta vai para divisas com maior potencial de apreciação da taxa de câmbio, através do reforço da coroa sueca e da introdução na carteira de fundos defensiva das obrigações em franco suíço. Subscreva os fundos Parvest Scandinavian Bond L e Credit Suisse Bond SFR B.

O MÊS EM NÚMEROS
Bolsa (índice)
(%)
Avaliação da Bolsa

Euronext Lisboa (PSI-20)

13,4

Barata

Zona Euro (Euro Stoxx 50)

21,3

Correcta

Londres (FTSE 100)

16,7

Barata

Estados Unidos (S&P 500)

3,0

Correcta

Japão (Nikkei 225)

40,2

Cara

Fonte: Poupança Acções. Valores à data de 30 de Dezembro de 2005.

20.01.2006

Leia outros   comunicados

 
 
  Deco Proteste   Publicações   Ferramentas   Multimédia   Arquivo
 
  Contactos   Proteste   Simuladores   Animações   Artigos Acompanhe-nos
  Quem somos   Dinheiro & Direitos   Proteste Auto   Fotogalerias   Dossiês
  Perguntas frequentes   Teste Saúde   Comparar e Poupar   Vídeos   Dicas
DECO PROTESTE no Facebook  DECO PROTESTE no Twitter  DECO PROTESTE no YouTube  DECO PROTESTE RSS
  Protocolos   Guia Fiscal           Comunicados
  SOS Consumidor   Guias práticos            
  Proteste Investe   Miniguias              
 
© 2011 DECO PROTESTE. Independente | Credível | Perto de si