Logotipo da DECO/PRO TESTE
 
rule: Anonymous
Se já está registado faça o seu login
Nome de utilizador
Palavra-passe
Recuperar palavra-passe Recuperar palavra-passe?
 
Recuperar palavra-passe Recuperar palavra-passe
Especial
SOS Poupar
TDT
Eletricidade sem extras
Afinsa
Protocolos
Avaliação da habitação
Cartão de crédito
Corretagem on-line
Poupança-reformado
PPR
Radão
Reparação automóvel
Seguro auto e mota
Solares de Portugal
Tempos livres
Vantagens para seniores
Ferramentas
Simuladores
Testes comparativos
Proteste Auto
Comparar e Poupar
Guias práticos
Alertas
Conselhos financeiros
da DECO PROTESTE


PPR: não invista em 2011

Se subscreveu um plano de poupança-reforma (PPR), não faça novas entregas, pois dificilmente obterá o benefício fiscal. Os fundos mistos e os certificados do Tesouro são o melhor destino para as economias.

Com comissões elevadas e grandes restrições à mobilização antes da reforma, a principal vantagem dos PPR até este ano era a dedução fiscal de € 300 a € 400 no IRS, em função da idade dos subscritores. Mas com os cortes orçamentais impostos pelo Governo, também esta vantagem desapareceu para a esmagadora maioria dos investidores.

Na prática, só quem tem um rendimento mensal próximo do salário mínimo nacional e não contratou seguros de vida, não fez donativos, nem investiu em energias renováveis conseguirá beneficiar da dedução intacta.

Se não reúne estas condições, deixe de fazer entregas para o PPR, mas mantenha a aplicação. O resgate antecipado é penalizado com uma comissão de 10% por cada ano decorrido e perda do benefício fiscal "à saída". Ou seja, em vez de uma taxa de imposto de 8,6%, paga 21,5 por cento. Se está insatisfeito com o seu PPR, pode mudar para um mais rentável e com menos comissões, sugere o boletim financeiro da DECO PROTESTE.

Apesar do revés nos PPR, deve continuar a poupar para a reforma. Em 2011, opte por aplicações com maior liquidez e menos custos. Caso tenha menos de 50 anos e possa investir por um mínimo de 5 anos, escolha uma carteira de fundos de ações e obrigações ou um fundo misto. Em 2010, os mistos defensivos renderam em média 3,3% líquidos, os neutros 7% e os agressivos 8,3 por cento.

Se tem 50 anos ou mais ou não quer arriscar, os certificados do Tesouro são a melhor opção: garantem o capital e não têm custos. Ao subscrever em março, ganha entre 5,3% líquidos ao ano (investimento por 5 anos) e 5,6% (10 anos).

Consulte os PPR mais rentáveis e as Escolhas Acertadas dos fundos no novo portal da PROTESTE POUPANÇA.

01.03.2011

Leia outros   comunicados

 
  Este texto respeita o novo acordo ortográfico
 
  Deco Proteste   Publicações   Ferramentas   Multimédia   Arquivo
 
  Contactos   Proteste   Simuladores   Animações   Artigos Acompanhe-nos
  Quem somos   Dinheiro & Direitos   Proteste Auto   Fotogalerias   Dossiês
  Perguntas frequentes   Teste Saúde   Comparar e Poupar   Vídeos   Dicas
DECO PROTESTE no Facebook  DECO PROTESTE no Twitter  DECO PROTESTE no YouTube  DECO PROTESTE RSS
  Protocolos   Guia Fiscal           Comunicados
  SOS Consumidor   Guias práticos            
  Proteste Investe   Miniguias              
 
© 2011 DECO PROTESTE. Independente | Credível | Perto de si