A prática desportiva é importante para o bem-estar físico e psíquico. A natação é um desporto completo, com poucas contra-indicações. Mas verificam-se muitos acidentes graves nas piscinas portuguesas.
O grande problema continua a ser um certo vazio legislativo. Não há legislação publicada sobre a prática da natação. Logo, não há fiscalização oficial para as piscinas, nem penalizações para os infractores.
Há apenas uma directiva do Conselho Nacional da Qualidade, que se resume a um manual de boas intenções, sem força de lei.
Cabe, pois, ao utilizador tomar algumas precauções para evitar imprevistos:
frequente locais com nadadores-salvadores;
não descure a higiene e tome um duche prévio e use touca e chinelos. Informe-se sobre os resultados das inspecções sanitárias, os quais devem estar afixados em local bem visível;
conheça as saídas de emergência, bem como a localização do posto de primeiros socorros e do local de reanimação.