Universo DECO:
Institucional

Guias práticos

13 Outubro 2011

Na vertente de informação ao cidadão, a DECO PROTESTE não quis confinar-se à publicação de revistas. Tendo a noção de que a informação que faz das suas revistas a opção de milhares de portugueses ainda pode ser aprofundada, há mais de uma década que se dedica igualmente à edição de guias práticos.

Com uma linguagem simples e acessível, as dezenas de guias práticos publicados pela DECO PROTESTE ao longo destes últimos dez anos oferecem explicações simples e directas, conselhos úteis e apontam soluções para os problemas surgidos nas mais diversas áreas.

Direitos dos cidadãos, banca, seguros, leis do trabalho, heranças, compra e venda de casa, informática, jardinagem, saúde, beleza, lazer, entre outras temáticas, pretende-se responder às reais necessidades do consumidor, num trabalho que busca o carácter prático e a utilidade da informação.

Que direitos tem o cidadão perante a lei e os organismos públicos? O trabalhador pode ser despedido sem motivo? Como beneficiar os herdeiros ou reduzir o imposto a pagar pela transmissão de bens? Qual o seguro mais adequado para proteger a integridade física da família? Como pode o comprador salvaguardar direitos se algo correr mal? Que precauções tomar na compra de um computador? Como conseguir um jardim florido? Como emagrecer sem riscos? Como evitar as doenças cardiovasculares?

Estas são algumas questões que o leitor poderá ver respondidas nos guias práticos editados pela DECO PROTESTE. Muitas reflectem os milhares de queixas, reclamações ou dúvidas recebidas todos os anos, assim como os inquéritos junto dos consumidores. Como nas revistas, em que este manancial de informações é utilizado na selecção de novos temas a publicar, a voz dos consumidores está sempre presente na elaboração dos guias práticos.

Além de informações práticas e úteis, os guias oferecem quadros, gráficos, diagramas, ilustrações, fotografias, cartas-tipo para resolução de conflitos, contactos de entidades. São elementos habituais nas revistas, que, neste caso, são combinados de modo a obter um resultado ainda mais aprofundado. Os guias práticos aprofundam os temas que, devido aos imperativos da edição jornalística, entre os quais a selecção da informação, não podem ser exaustivamente tratados na Pro Teste, Dinheiro & Direitos, Teste Saúde e boletins financeiros Proteste Investe.

Nem só os consumidores são contemplados a este nível. A DECO PROTESTE publica ainda obras dirigidas a grupos sócio-profissionais específicos, como os juristas. São exemplo as colectâneas e os compêndios de jurisprudência e legislação.

Desdobrando-se em largos milhares de páginas de informação indispensável, os guias práticos editados pela DECO PROTESTE têm chegado, nestes últimos dez anos, à casa de inúmeros portugueses, que, assim, adquirem meios para fazerem ouvir a sua voz e protegerem eficazmente os seus interesses.


X