Logotipo da DECO/PRO TESTE
 
Se já está registado faça o seu login
Nome de utilizador
Palavra-passe
Recuperar palavra-passe Recuperar palavra-passe?
 
Recuperar palavra-passe Recuperar palavra-passe
Especial
SOS Poupar
TDT
Eletricidade sem extras
Afinsa
Ferramentas
Simuladores
Testes comparativos
Proteste Auto
Comparar e Poupar
Guias práticos
Protocolos
Avaliação da habitação
Cartão de crédito
Corretagem on-line
Poupança-reformado
PPR
Radão
Reparação automóvel
Seguro auto e mota
Solares de Portugal
Tempos livres
Vantagens para seniores
Conselhos financeiros
da DECO PROTESTE


Alertas

Limpeza a vapor: máquinas e pistolas

Prometem a perfeição, mas tropeçam nos tapetes e esbarram nos vidros. Apesar de se dizerem amigas do ambiente, consomem muita electricidade.

Limpeza a vapor: máquinas e pistolas

Segundo os fabricantes, os aparelhos de limpeza a vapor são um amigo indispensável no lar, uma espécie de braço armado contra a gordura e sujidade. Paredes, mosaicos, pavimentos, tapetes e tecidos, todas as superfícies estarão ao alcance de um jacto de vapor. Mas não é bem assim. As máquinas, grandes e pesadas, são mais eficazes do que as pistolas portáteis, adaptadas a pequenas tarefas. No entanto, falham na limpeza de tapetes e podem ser difíceis de utilizar.

Espírito de camaleão

  • As máquinas e as pistolas possuem um reservatório com uma resistência eléctrica, que aquece a água a uma temperatura entre 100 e 120ºC, transformando-a em vapor. Ao carregar num botão, este é disparado a alta velocidade, desintegrando as partículas de gordura e sujidade.
  • A vantagem do vapor é dispensar o uso de detergentes e produtos químicos, pelo que, à partida, o sistema é mais ecológico. Mas o consumo eléctrico, por vezes, torna-se elevado.
  • As máquinas pesam cerca de 12 quilos e trazem muitos acessórios. Podem ser usadas para engomar a roupa e aspirar. Além disso, trazem, por exemplo, escova para o chão e dispositivo destinado a limpar vidros. Algumas dispõem ainda de escovas para soalhos e ranhuras difíceis.
  • As pistolas, entre 1 e 2 quilos, têm menos funções, mas possuem acessórios que as tornam multifacetadas, como escovas para vidros e tecidos.

Máquinas vão ao tapete

  • Tanto na função de aspirador, como de ferro de engomar, as máquinas conseguem bons resultados. Já não se adequam, no entanto, à limpeza de tapetes: a limpeza a vapor não recorre a detergentes nem à acção mecânica.
  • As máquinas são ainda eficientes em superfícies muito gordurosas, como junto ao fogão. Quanto às pistolas, nem todos os modelos atingem um desempenho satisfatório.
  • Os vidros e as janelas estão também ao alcance das máquinas, que precisam apenas de três passagens de vapor para limpá-los. As pistolas, para atingirem o mesmo nível, exigem mais passagens.
  • Nos tecidos, o sucesso é alcançado se as nódoas forem directamente vaporizadas.

 
 
  Deco Proteste   Publicações   Ferramentas   Multimédia   Arquivo
 
  Contactos   Proteste   Simuladores   Animações   Artigos Acompanhe-nos
  Quem somos   Dinheiro & Direitos   Proteste Auto   Fotogalerias   Dossiês
  Perguntas frequentes   Teste Saúde   Comparar e Poupar   Vídeos   Dicas
DECO PROTESTE no Facebook  DECO PROTESTE no Twitter  DECO PROTESTE no YouTube  DECO PROTESTE RSS
  Protocolos   Guia Fiscal           Comunicados
  SOS Consumidor   Guias práticos            
  Proteste Investe   Miniguias              
 
© 2011 DECO PROTESTE. Independente | Credível | Perto de si