Didático
Normalmente, é a sociedade gestora que define a percentagem do fundo a investir em cada ação, consoante as perspetivas de cada título. Quando existe esta abordagem dizemos que se trata de uma gestão ativa, onde o gestor do fundo tenta "bater" o mercado.
No campo oposto encontramos a gestão passiva, que consiste na cópia exacta da evolução do mercado. O expoente máximo desta abordagem é os fundos-índice, onde o gestor apenas replica o índice escolhido, atribuindo às diversas ações um peso exatamente igual ao índice de referência.
Por exemplo, um fundo de ações indexado ao índice PSI-20 da bolsa nacional teria uma composição igual à desse índice. Dado que o trabalho do gestor é muito menor, estes fundos tendem a praticar comissões mais baixas. Ainda assim, essas comissões, os custos de transação e os impostos implicam que a rentabilidade de um fundo-índice fique sempre um pouco aquém do índice de referência.



