Logotipo da DECO/PRO TESTE
 
rule: Anonymous
Se já está registado faça o seu login
Nome de utilizador
Palavra-passe
Recuperar palavra-passe Recuperar palavra-passe?
 
Recuperar palavra-passe Recuperar palavra-passe
Especial
SOS Poupar
TDT
Eletricidade sem extras
Afinsa
Protocolos
Avaliação da habitação
Cartão de crédito
Corretagem on-line
Poupança-reformado
PPR
Radão
Reparação automóvel
Seguro auto e mota
Solares de Portugal
Tempos livres
Vantagens para seniores
Ferramentas
Simuladores
Testes comparativos
Proteste Auto
Comparar e Poupar
Guias práticos
Alertas
Conselhos financeiros
da DECO PROTESTE


Dia Internet Segura: alerta nas redes sociais

“Pensa antes de publicar um post” é o mote da campanha europeia para a segurança no uso de tecnologia on-line e telemóveis entre os mais novos.

Todos os anos, em Fevereiro, a Insafe, organismo da Comissão Europeia, organiza o Dia Internet Segura. Em 2010, alerta para a exposição nas redes sociais, como Facebook, MySpace, Google ou Hi5.

Tecnologias lançam novos desafios
Já há legislação europeia para proteger crianças e adolescentes on-line (protecção dos dados pessoais). Mas a tecnologia evolui rapidamente, o que dificulta a tarefa dos legisladores. A adopção de novas regras pode ser demorada, quando implica o acordo dos 27 países. A Comissão Europeia encoraja a auto-regulação e divulga hoje os resultados de um estudo às 18 principais redes sociais na Europa.

As novas tecnologias permitem a qualquer um publicar textos, fotografias e vídeos. Podem ser captados por telemóvel e enviados de imediato para a rede de contactos e aparecer num blogue ou perfil numa rede social. Uma vez on-line, estes conteúdos são vistos por inúmeras pessoas, mesmo anos após a publicação. A possibilidade de “marcar” conhecidos em fotografias, na maioria das redes sociais, facilita a pesquisa.

Informação on-line não desaparece
Os mais jovens, utilizadores assíduos das redes sociais e de outros serviços on-line, usam as redes para partilhar sentimentos, preferências e eventos. Como a sua identidade está em processo de desenvolvimento, são mais vulneráveis a mexericos e bullying (agressão e coacção entre jovens).

Nem sempre estão conscientes de que a informação pessoal permanece on-line e pode ser acedida pelos pais, professores, futuros empregadores, predadores… Muitos empregadores já pesquisam informação on-line dos candidatos.

Os dados em redes sociais podem ser usados por pessoas mal-intencionadas. Fotografias inocentes aparecem num contexto diferente: devido à natureza digital, é fácil cortar, copiar, mudar ou distorcer.

Cuidados a seguir
A Comissão Europeia recomenda, na campanha “Pensa antes de publicar um post”:

  • conteúdos publicados permanecem on-line por um período indeterminado e acessíveis a qualquer um;
  • crianças e adolescentes podem e devem controlar a sua identidade on-line;
  • sabe se os seus filhos usam as definições de privacidade nas redes sociais, se seleccionam os amigos on-line em quem podem confiar, se publicam as fotografias depois de pensarem cuidadosamente sobre as consequências ou se publicam fotografias de amigos com o seu acordo?

  Última atualização em fevereiro de 2010

 
 
  Deco Proteste   Publicações   Ferramentas   Multimédia   Arquivo
 
  Contactos   Proteste   Simuladores   Animações   Artigos Acompanhe-nos
  Quem somos   Dinheiro & Direitos   Proteste Auto   Fotogalerias   Dossiês
  Perguntas frequentes   Teste Saúde   Comparar e Poupar   Vídeos   Dicas
DECO PROTESTE no Facebook  DECO PROTESTE no Twitter  DECO PROTESTE no YouTube  DECO PROTESTE RSS
  Protocolos   Guia Fiscal           Comunicados
  SOS Consumidor   Guias práticos            
  Proteste Investe   Miniguias              
 
© 2011 DECO PROTESTE. Independente | Credível | Perto de si