- Está aqui:
- Página inicial
- Eletrodomésticos
- Máquinas de lavar roupa
- Ecoballs e Ecogenie Ball: lavagem pouco eficaz
Ecoballs e Ecogenie Ball: lavagem pouco eficaz
Lavar só com água é tão eficaz como lavar com as ecobolas, produto novo que promete muito, mas cumpre pouco.
Ecoballs e Ecogenie Ball são bolas de plástico com pequenas esferas, que se colocam no tambor da máquina de lavar roupa. Argumento de venda: lavar as peças de roupa sem detergente, poupando água, energia e o ambiente. Publicita-se uma poderosa “fórmula científica” que penetra nas fibras, lavando sem danificar as cores ou os tecidos. Amaciar e reduzir o ciclo de lavagem, dado não haver detergente, são outras alegações.
A Ecogenie Ball custa €14,90 e alega servir para 1000 lavagens. Para o mesmo número, o preço das Ecoballs é de €39,50, mas 250 lavagens referem-se a uma recarga vendida em conjunto.

Água é tão eficaz a lavar
Resolvemos testar estes produtos inovadores para verificar se cumprem as promessas. Submetemo-los aos mesmos testes dos detergentes tradicionais. Além do grau de brancura, incluímos cinco tipos de nódoas: proteicas, amiláceas, oxidáveis, de pigmentos e gordura.
Como a água, aliada à acção mecânica, assegura a remoção de alguma sujidade, também realizámos um ciclo de lavagem apenas com água. Em geral, lavar só com água não é pior na remoção parcial da sujidade do que as bolas ecológicas. Excepção: nas nódoas de amido (arroz e puré, por exemplo) e de pigmentos (suor e gordura da pele), a marca Ecoballs supera muito ligeiramente as concorrentes. Ainda assim, nenhum dos produtos remove bem manchas.

Contradições de produtos "amigos do ambiente"
O fabricante da Ecoballs propõe o pré-tratamento das manchas, válido também só com água: o resultado final é o mesmo. No dia-a-dia, a maioria da roupa não apresenta nódoas e a pouca sujidade pode ser removida pela acção mecânica da água. Nesses casos, e se estiver satisfeito com o resultado final, não é necessário mudar. Mesmo que o custo por lavagem seja muito baixo, não se justifica gastar dinheiro com estas bolas ecológicas.
Segundo os fabricantes, as bolas devem ser colocadas sobre a roupa. Para que se movam livremente, não se deve encher muito o tambor da máquina. O modelo Ecoballs interdita programas acima de 60ºC (e não 40ºC ou 30ºC), bem como programas com baixo consumo de água, algo estranho num produto que se designa como “amigo do ambiente”. Para roupa branca encardida, mesmo após a lavagem, o fabricante recomenda o uso de lixívia ou de borato de sódio.
O modelo Ecogenie alega proteger as cores, adequado para todos os tecidos laváveis e tipo de lavagem e temperaturas. Refere também que, em caso de contacto acidental das macromoléculas com os olhos, se deve lavar com água abundante. Se houver ingestão acidental é preciso consultar um médico e mostrar a embalagem. Estas advertências são de estranhar num produto supostamente inóquo para o ambiente.
Dicas para uma lavagem ecológica
Verifique se a peça de roupa precisa mesmo de ser lavada. Pode ser usada mais uma vez se não cheirar a suor, nem tiver nódoas. Areje-a antes de a guardar novamente no roupeiro.
Caso haja uma mancha localizada e o restante tecido estiver limpo, trate a nódoa lavando-a com um pouco de detergente líquido (para roupa ou para lavagem manual da loiça) ou com um produto específico para nódoas. Passe a zona tratada por água e ponha a secar.
Para lavar a peça inteira, seleccione uma carga de roupa pouco suja e reduza para metade a dose de detergente que utiliza habitualmente.