|
Ainda são poucos os televisores com o sintonizador necessário (DVB-T) e que descodificam sinais em MPEG4. Identifique-os com os logótipos HDTV ou HDTV 1080p.
A maioria dos modelos à venda precisa de um dispositivo externo que descodifique o sinal e o converta para o formato analógico. As emissões digitais terrestres usarão o sistema de codificação MPEG4/H.264. O símbolo DVB-T apenas garante a descodificação de sinais em MPEG2, inútil para as emissões nacionais. Só os logótipos HDTV ou HDTV 1080p oferecem garantias de compatibilidade. Mas alguns televisores podem ser compatíveis, mesmo sem logótipo. Tire todas as dúvidas nos resultados dos nossos testes.
As emissões arrancam a 29 de Abril em 8 a 10 localidades, segundo a Portugal Telecom, responsável pela implementação das infra-estruturas necessárias. Até ao início de 2011, todo o território será coberto, mas algumas zonas do Interior poderão ter de recorrer à recepção por satélite.
A partir de 1 de Janeiro de 2012, as emissões analógicas terminam e, se não tiver um televisor preparado, terá de comprar uma caixa descodificadora externa. Vamos destacar os aparelhos preparados e os custos da televisão digital terrestre nos nossos próximos testes.
Última atualização em fevereiro de 2009
|