Logotipo da DECO/PRO TESTE
 
rule: Anonymous
Se já está registado faça o seu login
Nome de utilizador
Palavra-passe
Recuperar palavra-passe Recuperar palavra-passe?
 
Recuperar palavra-passe Recuperar palavra-passe
Especial
SOS Poupar
TDT
Eletricidade sem extras
Afinsa
Protocolos
Avaliação da habitação
Cartão de crédito
Corretagem on-line
Poupança-reformado
PPR
Radão
Reparação automóvel
Seguro auto e mota
Solares de Portugal
Tempos livres
Vantagens para seniores
Ferramentas
Simuladores
Testes comparativos
Proteste Auto
Comparar e Poupar
Guias práticos
Alertas
Conselhos financeiros
da DECO PROTESTE


DECO e Santa Casa aliam-se em prol da literacia financeira

Levar a educação financeira aos jovens, elaborar materiais de apoio para formadores e público em geral e formar técnicos sociais são os principais objetivos da parceria, assinada hoje no Salão Nobre do Museu de S. Roque, em Lisboa.

O protocolo de cooperação entre a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor – DECO e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) vai permitir, até ao final do ano, elaborar 665 ações de formação para crianças, jovens e adultos aprenderem a lidar com o dinheiro.

Vasco Colaço, presidente da DECO e Rui Cunha, provedor da SCML
Com este protocolo, pretende-se melhorar a capacidade de gestão individual e familiar.

Para Vasco Colaço, presidente da DECO, esta iniciativa “visa combater o flagelo do sobre-endividamento das famílias portuguesas” e a parceria agora estabelecida com a SCML nasceu da necessidade da associação de consumidores em encontrar parceiros e suprir lacunas e desenvolver mais ações”. A SCML assumiu-se como parceira natural da DECO porque são ambas “entidades de grande prestígio em Portugal”. Vasco Colaço referiu ainda que “não é fácil encontrar ajudas” porque a DECO não recebe “apoio de empresas para manter a isenção face ao mercado e o apoio do Estado neste projeto não é de forma alguma suficiente”.

Vasco Colaço, presidente da DECO
Vasco Colaço, presidente da DECO, destacou a importância da iniciativa no combate ao sobre-endividamento.

Também presente na cerimónia, o provedor da SCML, Rui Cunha, afirmou que “o sobre-endividamento, que determina a realização deste protocolo, mais do que um problema financeiro e de consumo, passou a estar na origem de muitos dos graves problemas sociais da sociedade, em particular, no meio urbano”. O provedor lembrou que “tem-se assistido a uma forte propensão para o consumo, induzido de forma mais intensa com a abertura das fronteiras, métodos muito agressivos de publicidade e marketing”.

Para o responsável da SCML, este apelo ao consumo “associado ao acesso facilitado ao crédito e ao défice da capacidade de gestão dos rendimentos individuais” são “fatores propícios ao acréscimo das dificuldades das pessoas e das famílias que entram nos percursos de endividamento”.

Rui Cunha, provedor da SCML
Segundo Rui Cunha, provedor da SCML, o apelo ao consumo tem desequilibrado as finanças das famílias.

O protocolo prevê a realização de 665 ações de formação “em escolas e com técnicas de ação social, bem como a criação de materiais de divulgação que serão disponibilizados no sítio online”, revela Natália Nunes, responsável pelos Gabinetes de Apoio ao Sobre-endividado da DECO. O projeto vai ter “brigadas de gestão de orçamentos, compostas por economistas, contratados através do programa de estágios profissionais do Instituto do Emprego e Formação Profissional, e vão decorrer em todo o país”, remata Jorge Morgado, secretário-geral da DECO, também presente na cerimónia. 

  Última atualização em março de 2011
DECO e Santa Casa aliam-se em prol da literacia financeira

 
  Este texto respeita o novo acordo ortográfico
 
  Deco Proteste   Publicações   Ferramentas   Multimédia   Arquivo
 
  Contactos   Proteste   Simuladores   Animações   Artigos Acompanhe-nos
  Quem somos   Dinheiro & Direitos   Proteste Auto   Fotogalerias   Dossiês
  Perguntas frequentes   Teste Saúde   Comparar e Poupar   Vídeos   Dicas
DECO PROTESTE no Facebook  DECO PROTESTE no Twitter  DECO PROTESTE no YouTube  DECO PROTESTE RSS
  Protocolos   Guia Fiscal           Comunicados
  SOS Consumidor   Guias práticos            
  Proteste Investe   Miniguias              
 
© 2011 DECO PROTESTE. Independente | Credível | Perto de si