Logotipo da DECO/PRO TESTE
 
rule: Anonymous
Se já está registado faça o seu login
Nome de utilizador
Palavra-passe
Recuperar palavra-passe Recuperar palavra-passe?
 
Recuperar palavra-passe Recuperar palavra-passe
Especial
SOS Poupar
TDT
Eletricidade sem extras
Afinsa
Protocolos
Avaliação da habitação
Cartão de crédito
Corretagem on-line
Poupança-reformado
PPR
Radão
Reparação automóvel
Seguro auto e mota
Solares de Portugal
Tempos livres
Vantagens para seniores
Ferramentas
Simuladores
Testes comparativos
Proteste Auto
Comparar e Poupar
Guias práticos
Alertas
Conselhos financeiros
da DECO PROTESTE


Cereais para criança: doces calorias pela manhã

A DECO PROTESTE testou 171 cereais de pequeno-almoço, de 31 países, incluindo Portugal, e concluiu que continham demasiado açúcar. Pão, leite e fruta é a melhor escolha para começar o dia.

A preocupação daquela associação com o excesso de peso das crianças leva-a a apelar aos pais, para que leiam a informação nutricional e escolham produtos com menos açúcar, gordura e sal. Os cereais açucarados não devem ser a regra ao pequeno-almoço, mas a excepção. O pão, em especial o integral, é uma fonte de cereais mais saudável.

Para restringir o marketing e a publicidade a produtos que engordam, a DECO apoia a campanha da Consumers International na criação de um código internacional, a implementar pelos governos nacionais. Cabe aos fabricantes reduzir a quantidade de açúcar, gordura e sal dos seus produtos.

Segundo aquela associação, o Governo tem de promover hábitos de vida mais saudáveis. Adianta, ainda, que a recente proposta da Comissão Europeia de distribuir fruta e legumes gratuitamente nas escolas é uma boa iniciativa. Também pede aos professores que promovam a educação alimentar, sem esquecer a análise dos rótulos e uma atitude crítica face à publicidade.

No portal on-line (www.deco.proteste.pt), uma animação ajuda a entender a informação nutricional e interpretar quantidades. Um vídeo incentiva as crianças a escolher um pequeno-almoço saudável. No formulário, podem todos deixar o seu testemunho sobre o marketing a maus alimentos infantis. O objectivo é reunir o contributo dos consumidores num dossiê para entregar aos ministérios da Economia, Saúde e Educação.

Para esclarecer dúvidas sobre alimentos, até 16 de Outubro, Dia Mundial da Alimentação, a DECO criou uma linha gratuita com nutricionistas à sua disposição (800 781 782).

 

| PRO TESTE n.º 295 - Outubro de 2008 - págs. 8 a 13 |

29.09.2008

Leia outros   comunicados

 
 
  Deco Proteste   Publicações   Ferramentas   Multimédia   Arquivo
 
  Contactos   Proteste   Simuladores   Animações   Artigos Acompanhe-nos
  Quem somos   Dinheiro & Direitos   Proteste Auto   Fotogalerias   Dossiês
  Perguntas frequentes   Teste Saúde   Comparar e Poupar   Vídeos   Dicas
DECO PROTESTE no Facebook  DECO PROTESTE no Twitter  DECO PROTESTE no YouTube  DECO PROTESTE RSS
  Protocolos   Guia Fiscal           Comunicados
  SOS Consumidor   Guias práticos            
  Proteste Investe   Miniguias              
 
© 2011 DECO PROTESTE. Independente | Credível | Perto de si