|
Provocam milhares de acidentes, mas estão agora submetidos a mais requisitos. A decisão, positiva, peca por tardia.
A União Europeia obriga os fabricantes a cumprir uma norma, já de 2005, que estabelece regras para estes produtos. Além disso, exige mais testes com a velocidade excessiva que este tipo de equipamento pode atingir, bem como o risco de queda, com desníveis ou escadas por perto.
Esta norma tem como base uma norma americana, em vigor há 11 anos, e que provou ser bastante eficaz na redução, de cerca de 85%, de acidentes com andarilhos. Esperamos que na União Europeia o efeito seja semelhante.
Não recomendamos este tipo de produto: não são uma ajuda para aprender a andar, nem tão pouco um produto essencial. Se, mesmo assim quiser, escolha um modelo que corresponda à norma EN1273:2005.
Para crianças entre os 6 e os 15 meses, os andarilhos são utilizados para que estas possam circular sozinhas. Porém, revelam-se perigosos, sobretudo quando os bebés tentam passar por superfícies não planas, como soleiras de portas, bordas de tapetes e escadas. Estes aparelhos têm sido responsáveis por milhares de acidentes domésticos graves, como quedas que, na maioria das vezes, afectam a cabeça. Além disso, acaba por atrasar a marcha independente.
Última atualização em maio de 2009
|
|