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Net no telemóvel: controlar o tráfego

17 Fevereiro 2012
Net no telemóvel: controlar o tráfego

Optimus e Vodafone são as operadoras com mais ferramentas ao dispor dos clientes para controlar o consumo de dados.

Utilizar a Net móvel é prático, mas não é barato, sobretudo quando se ultrapassam os limites definidos para o tarifário. Para evitar surpresas desagradáveis, o ideal é ter uma forma imediata de controlar os dados consumidos e assim gerir o tráfego ainda disponível. Das 3 principais operadoras, a Optimus e a Vodafone são as únicas que disponibilizam ferramentas para tal no telemóvel, sem necessidade de aceder à Net. A tmn limita-se ao envio de uma sms a alertar que o limite está prestes a ser atingido.

Dadas as ferramentas informáticas existentes, a tmn devia investir em soluções mais práticas e imediatas para os clientes estarem a par do volume de dados utilizados e até quando podem usar os restantes. As operadoras têm à disposição a área de cliente dos portais e o telemóvel para comunicar com os consumidores. Infelizmente nem todas aproveitam do melhor modo esta possibilidade de transmitir informação e quem perde é o cliente.

Ferramentas para controlar Net móvel

Optimus

TMN

Vodafone

Consulta automática (gratuita)

Telefonema

 

Digitação de código

 

 

Pedido por sms

 

 

Alerta via sms (gratuito)

Linha de apoio ao cliente (pago)

Acesso no portal

(1)

(1) A informação disponibilizada é incompleta.

Gerir tráfego no telemóvel
A solução mais prática e rápida passa pelo telemóvel. As 3 operadoras enviam uma sms quando os limites estão prestes a ser atingidos. Esta solução é útil, porque impede um acréscimo da despesa com a Net móvel, mas não permite uma gestão dos dados ao longo do mês. Para o efeito, em todas as operadoras é possível obter o tráfego consumido até determinada data através de uma chamada para o apoio ao cliente. Esta opção tem custos: o telefonema não é gratuito e o tempo de espera até se obter a informação pode ser longo.

A Optimus e a Vodafone vão mais longe e disponibilizam uma ferramenta de consulta automática através de um telefonema gratuito. A Optimus também fornece informação sobre os dados disponíveis mediante a digitação de um código no aparelho ou através de um pedido via sms.

Área de cliente com dados incompletos
No portal de cada operadora, qualquer cliente registado pode aceder a informação sobre a Net móvel. Optimus e Vodafone revelam as datas dos vários acessos realizados e o tráfego consumido. A tmn não apresenta os dados gastos e ainda alerta que a informação “pode conter omissões”: na prática, de pouco serve aos clientes.

Para ajudar os consumidores, as operadoras devem disponibilizar informação detalhada sobre o tráfego de dados no telemóvel, através de aplicações gratuitas ou com recurso a comandos automáticos. O utilizador deve poder conhecer, em qualquer momento, a tarifa de dados contratada e respetivo custo, bem como o tráfego usado e o disponível e a data-limite para o utilizar.

É ainda importante que as operadoras permitam a personalização dos alertas enviados. O cliente deve poder definir quando quer ser alertado: por exemplo, receber uma sms quando atingir 50% do tráfego disponível, outra quando alcançar 80% e uma final quando chegar ao limite.

Devem ser as operadoras a disponibilizar ferramentas para os consumidores controlarem o tráfego da Net móvel. Enquanto tal não acontece, resta aos consumidores recorrer a aplicações que instalam no telemóvel, mas nem sempre são muito precisas.


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