- Está aqui:
- Página inicial
- Casa
- Resíduos e reciclagem
- Resíduos crescem na Europa: um alvo a abater
Resíduos crescem na Europa: um alvo a abater
Cada europeu produziu, em média, 520 kg de resíduos em 2004, mais 13% do que em 1995. Prevê-se que esse valor atinja 680 kg em 2020.
Início
A confirmarem-se estas previsões, o lixo da União Europeia dará para cobrir o Luxemburgo com uma altura de 30 centímetros. Portugal não é exceção. Entre 1998 e 2006, a quantidade de embalagens colocadas no mercado aumentou mais de 60 por cento. Fonte: European Organization for Packaging and the Environment (EUROPEN).
Para sensibilizar o consumidor para este problema, a DECO juntou-se à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (21 a 29 de Novembro), apoiada pelo Programa Life+ da Comissão Europeias e organizada, em Portugal, pela Agência Portuguesa do Ambiente.
Naquela semana, as Brigadas Carbono visitam 18 escolas de Norte a Sul. Objetivo: alertar os jovens para a necessidade de adotarem hábitos mais sustentáveis. Descarregue a apresentação das Brigadas em Documentos adicionais.
Na fotogaleria, apresentamos os resultados da avaliação do impacto ambiental de 14 produtos embalados com diferentes materiais. A escolha e quantidade dos materiais usados, o processo de fabrico, transporte e tipo de tratamento quando atingem o fim de vida, são essenciais para combater o excesso de resíduos. Assista ainda ao circuito do plástico, da loja ao ecoponto.
Nas compras, esteja atento, por exemplo, aos produtos com sobre-embalagem e siga as nossas dicas. Descubra também o impacto do seu dia-a-dia no ambiente e melhore a pegada ecológica com o nosso simulador.