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Contadores da EDP: como proceder nos equipamentos sem relógio

22 Junho 2012
Contadores da EDP: como proceder nos equipamentos sem relógio

Se o seu contador não tem um relógio visível, será difícil saber se a contagem dos consumos está correta. Mas precisamos também do seu protesto para exigir à EDP o acesso a esses dados pelos consumidores.

Após alertarmos para incorreções na hora ou data de contadores dos clientes das tarifas bi e tri-horária, recebemos contactos de vários consumidores que questionam como verificar quando o contador não tem relógio visível.

Nesse caso, não há forma de confirmar se a contagem dos consumos “fora de vazio” e “em vazio” está a ser feita de forma correta. Mas, se tem dúvidas, peça esclarecimentos aos serviços da EDP.

Nesta fase, a nossa ação centra-se no desacerto que apresentam os contadores multitarifa com relógio integrado. Mas também exigimos à EDP que os consumidores tenham acesso permanente à informação sobre a medição de consumos. Todos os consumidores com tarifa bi e tri-horária, independentemente do tipo de contador, têm de dispor de um instrumento de medição que lhes permita controlar se a contagem está de acordo com a tarifa contratada.

Guarde registo de intervenções no seu contador
Se já confirmou incorreções no seu contador e foi contactado pela EDP para corrigir a hora ou substituir o contador, acompanhe a operação:

  • pergunte o motivo;
  • se estiver presente no local (ou alguém por si), peça a identificação dos técnicos e registe os seus nomes, assim como a data e a hora de realização da intervenção;
  • confirme o desfasamento horário nesse momento e registe a hora indicada no contador e a hora real, no seu relógio. Se tiver tarifa bi-horária de ciclo semanal, verifique também se o contador apresenta algum desfasamento da data e registe a indicada no contador e a real;
  • verifique quando foi instalado o seu contador bi-horário (através do contrato ou da ordem de serviço, por exemplo).

Pretendemos registar todas as movimentações recentes da EDP. Contacte o nosso serviço de informação (808 200 145 ou 218 410 858, se ligar de telemóvel). Precisamos que nos forneça o nome, e-mail, telefone, localidade e o n.º de identificação do local (procure-o na sua fatura da eletricidade). Indique à nossa equipa o motivo do seu contacto: contador sem relógio ou intervenção da EDP no contador.

Para que todos os consumidores lesados sejam rapidamente ressarcidos pela EDP, divulgue o nosso protesto (www.deco.proteste.pt/contadorescertos).  


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