Aquecimento
Pequenos gestos diários para reduzir a factura da água, luz e gás, sem renunciar ao conforto.
No Inverno, durante o dia, tire partido do Sol para aquecer as divisões. As cortinas pesadas ou carpetes, à noite, ajudam a conservar o calor no interior da casa. No Verão, faça o oposto: feche os estores e persianas nas horas em que a radiação solar é mais intensa.
Regule a temperatura para 20°C, que pode ser aumentada 2°C em casos de pouca mobilidade (se estiver a trabalhar em casa ou se for já idoso): por cada grau adicional, gastamos entre 7% a 10% da energia total necessária para aquecer toda a casa. Baixe a temperatura para 16ºC ou desligue o aquecimento entre as 22 e as 6 horas da manhã e em períodos de ausência. Diminuindo a temperatura, poderá poupar 13% de energia em comparação a 20°C constantes.
Caso tenha um termóstato programável, a regulação poderá ser automática. Alguns permitem mesmo programar o funcionamento para uma semana.
Instalar válvulas termostáticas nos radiadores é uma boa solução: permitem ajustar com precisão a temperatura em cada divisão e regulam automaticamente o caudal de água quente com base na temperatura seleccionada.
Para o aquecimento centralizado, as melhores escolhas são as caldeiras a gás natural ou o ar condicionado central. O ar condicionado é bastante mais eficiente do que os tradicionais radiadores eléctricos.
Aqueça apenas as áreas da casa que realmente utiliza e feche as portas dos quartos e outras divisões vazias.
Evite cobrir os radiadores com peças de mobiliário ou cortinas. Se o radiador estiver instalado por baixo de uma janela, instale uma placa de material isolador e reflector entre o aparelho e a parede.
|