|
Festa não é festa sem uma boa sobremesa ou fatia de bolo. Conheça as calorias de alguns para orientar o seu apetite. O bolo-rei está no topo das calorias, o leite-creme fica-lhe pela metade.
De presença obrigatória em qualquer mesa de consoada que se preze, as sobremesas de Natal digladiam-se entre as quantidades de açúcar e gordura para competirem nas nossas papilas gustativas. Do bolo-rei ao leite-creme, os valores calóricos, em doses de 120 gramas, duplicam.
No bolo-rei, as calorias de 2 fatias provêm sobretudo da gordura e de outros hidratos de carbono, que não o açúcar. Já nos sonhos e nas rabanadas, a gordura da fritura é o principal pecado. À mousse de chocolate, com metade da gordura dos sonhos, também lhe vale o elevado teor em açúcar, de cerca de 30 por cento.
O arroz doce é a sobremesa menos gorda do nosso leque natalício, mas com a idêntica quantidade de açúcar à da mousse de chocolate. Com menos de metade das calorias dos sonhos, o leite-creme é mais doce, mas contém 25% do seu teor em gordura, o que o torna a sobremesa menos calórica do conjunto.

Última atualização em dezembro de 2011
|
|